sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Estudar para testes de matemática


O estudo diário é o principal para uma boa preparação para testes.

Os bons hábitos de estudo ao longo do ano torna o estudo para os testes mais simples.
Faz sempre o trabalho de casa. Não deves ter esperança de concentrar 3 ou 4 semanas de estudo em apenas dois dias de estudo.
Nos testes tens de resolver problemas; os problemas dos trabalhos de casa são a única forma de obter prática. À medida que fazes o trabalho de casa, faz listas de fórmulas e de técnicas que irás usar mais tarde quando estiveres a estudar para os testes.
Pergunta ao teu professor questões à medida que estas vão surgindo; não esperes pela véspera do teste.

Estudando para um teste.


Começa por rever cada capítulo e cada subcapítulo, revendo as tuas notas e verificando que ainda és capaz de fazer os trabalhos de casa (melhor mesmo é refazer esses trabalhos). Usa os exemplos do caderno e do manual - tapa as resoluções e tenta resolvê-los. Confronta a tua resolução com a proposta.


Ainda não estás pronto! No livro cada problema aparece na secção correspondente à matéria; no teste diversas secções de matéria estão juntas. Não te precipites e pergunta a ti mesmo que tipo de problemas que aprendeste a resolver, que técnicas utilizaste para obter soluções, e como deves fazer corresponder determinadas técnicas a determinados problemas.


Tenta explicar, nas tuas palavras, como cada estratégia deve ser usada ( p.e. como resolver uma equação quadrática). Se te confundires durante o teste, podes mentalmente voltar e verbalizar as intruções inciais. Experimenta verbalizar o teu raciocínio numa sessão de estudo, com um colega teu de grupo de estudo.

Coloca-te numa situação tipo-teste: trabalha os problemas do final dos capítulos e testes antigos caso os consigas encontrar. É importante trabalhares diversos tipos de problemas enquanto estás a estudar.

Ainda:
Deves estudar cedo. Diversos dias antes da semana do teste, começa por arranjar um tempo no teu horário para fazer revisões para o teste.
Dorme bastante na véspera do teste. Os testes de matemática são mais fáceis de fazer quando estás "fresco" mentalmente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma questão. Tenho teste de matematica para a semana e já comecei a estudar. A minha pergunta é, devo começar por reler a parte teorica de cada matéria ou basta-me continuar a fazer exercicios como tenho feito ? Eu estou a par da matéria e participip e faço os trabalhos de casa mas falta-me prática em casa.

Anónimo disse...

participo*