sábado, 15 de dezembro de 2007

Como fazer um teste de matemática?


A estratégia adoptada para a resolução de um teste de matemática é importante

Tão importante como pensar na forma como ocupas o teu tempo quando estás a estudar, é pensar na estratégia que irás utilizar quando estás a fazer um teste. Uma estratégia adequada para a resolução de um teste pode fazer uma grande diferença na nota final!

Como fazer o teste:



  • Em primeiro lugar analisa o teste. Terás uma noção do seu tamanho. Tenta identificar quais os problemas que tens a certeza que sabes, e aqueles que te farão pensar mais um pouco.

  • Faz os problemas pela ordem que achas mais adequada. Começa pelos problemas que tens a certeza que sabes fazer. Assim ganharás confiança e terás a certeza que não deixarás por fazer problemas devido a falta de tempo. Começa por resolver os problemas mais fáceis, depois tenta resolver os que tens menos certeza.

  • O tempo é essencial - trabalha o mais rapidamente e continuamente que conseguires escrevendo de uma forma legível, e fundamenta o teu raciocínio de uma forma clara, objectiva e bem estruturada. Se ficares "preso" num problema, passa para o seguinte - podes voltar mais tarde.

  • Trabalha com o relógio. Num teste de 90 minutos, com 200 pontos, terás 9 minutos para fazer uma pergunta que vale 20 pontos. Começando pelos problemas mais fáceis colocar-te-á em vantagem temporal. Quando estiveres a trabalhar num problema mais dificil, gasta o tempo previsto, e se não o estiveres a acabar passa para o seguinte. Não percas 20 minutos para fazer um teste que tem uma cotação baixa.

  • Todo o teu raciocínio deve estar explicito ou implicito de uma forma clara, o professor verá facilmente que dominas a matéria. Caso a solução não seja a correcta, o professor atribuirá uma cotação parcial baseada no trabalho produzido.

  • Não gastes tempo a eliminar tentativas de resolução erradas, nem a fazer rascunhos muito extensos! Limita-te a passar um risco no trabalho que não queres que seja corrigido e segue em frente. Ao eliminares as tentativas erradas podes estar a eliminar tentativas que mais tarde podem vir a ser precisas. Ao utilizares grandes rascunhos podes estar a perder muito tempo apenas em prol de uma questão estética que não é avaliada, ou tem uma cotação demasiado baixa para ser levada em conta.

  • Num problema com diversos passos, tenta delinear inicialmente a estratégia que vais utilizar. Não desistas só porque não consegues fazer um dos passos. Tenta resolver os restantes passos - explica os passos seguintes que dependem do passo que não consegues fazer. Podes assumir um valor para o passo que não consegues fazer, caso o objectivo do problema seja encontrar um conjunto-solução. Podes ainda assumir uma expressão com variáveis para o passo que falhou caso o objectivo do problema seja determinar uma expressão com variáveis. Atenção! Seja o que fôr o que assumires, deves ter em conta que nunca, deves diminuir o grau de dificuldade da pergunta.

  • Certifica-te que lês de uma forma cuidada todo o enunciado.

  • Verifica todas as respostas - fazem sentido as soluções encontradas, face ao enunciado do problema?

  • Se acabares antes do tempo, verifica todos os problemas (isto significa começar tudo do nada), descansas depois no intervalo ;)

Sem comentários: