domingo, 16 de dezembro de 2007

Como pedir ajuda?


Quando?

Pede ajuda tão cedo quanto possível. Não esperes até à véspera do teste. As matérias novas baseiam-se em matérias anteriores, assim se não perceberes uma matéria que é dada agora, será difícil perceberes as matérias que irão ser dadas a seguir.

Usa os recursos disponíveis



  • Faz perguntas na sala de aula. Obterás ajuda e estarás mais envolvido na aula.


  • Aproveita o horário de atendimento. Os professores gostam de ver alunos que se preocupam em obter ajuda.


  • Pergunta a amigos, que fazem parte do grupo de estudo, ou a alguém que consiga ajudar. O colega que te tira uma dúvida aprende tanto como tu, dado que terá de pensar cuidadosamente antes de te explicar um dado conceito ou solução de uma forma clara. Por isso não sejas relutante em colocar uma dúvida a um colega.


  • Caso não consigas encontrar ajuda de outra forma, procura um explicador.

Como fazer perguntas?

Não tenhas medo de fazer perguntas. Uma pergunta qualquer é melhor do que nenhuma (pelo menos o teu professor irá aperceber-se que estás confuso). Mas uma boa pergunta permitirá a quem te está a ajudar, identificar de uma forma rápida e exacta o que não estás a perceber.

Um comentário que não ajuda muito: "Não percebo esta matéria". O melhor que poderás esperar como resposta é um breve resumo da matéria, e este irá provavelmente passar por cima de aspectos particulares que não percebes.

Um bom comentário: "Não percebo porque f(x + h) não é igual a f(x) + f(h)." Este é um comentário muito específico que terá uma resposta muito específica e irá provavelmente esclarecer a tua dúvida.

Uma boa pergunta: "Como é que podemos diferenciar uma equa~ção de uma circunfência de uma equação de uma recta?"

Uma pergunta assim-assim: "Como é que se faz a pergunta 17?"

Uma pergunta melhorzinha: "Pode-me mostrar como devo começar a responder à pergunta 17?" ( o professor pode pedir para que tentes finalizar a resposta sózinho) ou "Esta foi a minha tentativa para resolver a pergunta 17. O que é que fiz mal?" Assim o centro das atenções será o teu raciocínio.

Logo após teres obtido ajuda, tenta resolver sózinho problemas semelhantes.

Tu controlas a ajuda que obténs

Quem te ajuda deve ser um "treinador" e não uma "muleta". Lembra-te "Se alguém tem fome não lhe dês peixe, ensina-o a pescar." Quem te ajuda deve encorajar-te, deve dar-te pistas à medida que vais precisaqndo delas, e por vezes mostrar-te como se faz. Mas não devem, nem deves esperar que façam o trabalho que tens de fazer sózinho. Quem te ajuda tem deve promover a tua autonomia no estudo da matemática.

Quando fores a horas de atendimento, a horas de estudo de grupo, leva uma lista de perguntas preparadas com antecedência. Tenta intervir o mais possível.

Não cries dependência em relação a quem te ajuda. Quem te ajuda não te fará os testes.

Tens de ter capacidade de reconhecer os momentos em que precisas de ajuda, terás de ser tu a procurá-la.

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