quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

UM OLHAR SOBRE A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: AS QUESTÕES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA


Autora: Sueli Costa de CAMPOS
Orientação: Profª. Ms. Sara Maradei MOTTA

Este trabalho teve como objetivo investigar a interação professor–aluno no processo de ensino aprendizagem de Matemática. As reflexões teóricas visaram esclarecimento no campo das praticas pedagógicas que favorecessem o ensino da matemática, quando os professores vivenciam uma boa interação professor–aluno e podem ter melhores resultados no processo ensino aprendizagem.

A pesquisa foi aplicada no Colégio Adventista de Sinop, com duas (2) professoras da disciplina e seis (6) alunos da 7ª série, com a maioria desses alunos apresentando algum tipo de dificuldade de aprendizagem em matemática. O presente trabalho buscou apoio nos teóricos da psicologia, além desses outros autores nos auxiliaram na reflexão da investigação, tais como: Bacquet, Daniels; Penteado, Salvador, Morales, Penteado, Charlot e outros. O trabalho de Minayo nos orientou sobre as questões metodológicas, a pesquisa qualitativa foi a opção. A entrevista semi-estruturada nos auxiliou na coleta de dados. Através de leituras sobre a interação professor-aluno e segundo alguns autores, essa interação é baseada no comportamento do professor, sua maneira de agir, de se portar, visto que atrás de cada prática de ensino, há uma formação diferente, de acordo com o vivenciar profissional de cada um.

A pesquisa revelou que o professor que faz sua prática pedagógica como algo pronto e acabado é totalmente diferente daquele professor que acredita que o conhecimento é algo que pode ser construído. O professor que acredita que o saber pode ser construído, fará com que suas aulas sejam dinâmicas e cativará os alunos, pois de acordo com a pesquisa os alunos não aceitam muito o autoritarismo, são mais acessíveis às trocas de conhecimento do que apenas recebê-lo pronto e acabado. Os tempos mudaram e, conseqüentemente, o aluno também mudou.

Teóricos como Daniels (1994), afirmam que a influência recíproca da aprendizagem das crianças através de práticas realizadas por elas, as interações podem estar entrelaçadas nesse contexto. O trabalho objetivou, através das entrevistas verificar se uma boa interação professor-aluno favorece uma boa aprendizagem de matemática. A análise dos dados revelou que um professor dinâmico, querido por seus alunos, o ensino aprendizagem se torna mais atrativo, mais desafiador e garante uma aprendizagem real. Segundo alguns autores, utilizados neste trabalho, o professor ensina muito mais com sua maneira de ser do que com os conteúdos que repassa para os seus alunos, sua atuação sincera transparente cativa o aluno abrindo portas para a amizade, o companheirismo, a participação espontânea etc.

A investigação proporcionou a reflexão de que é necessário que o professor conheça seus alunos, que se interaja com eles para favorecer uma aprendizagem eficaz.

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