domingo, 16 de março de 2008

Matemático é o primeiro português a ser galardoado


Nuno Crato recebe prémio de ciência europeu
A cerimónia do European Science Awards realiza-se em Bruxelas esta tarde. O matemático ficou em segundo lugar a seguir ao astrofísico francês Jean-Pierre Luminet.
Hugo Franco

Nuno Crato é um dos agraciados hoje em Bruxelas com um dos European Science Awards (ex-Descartes Prize). O professor de Matemática e Estatística do ISEG e pró-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, ficou em segundo lugar na categoria 'Science Communicator of the Year', atrás do astrofísico e escritor francês Jean-Pierre Luminet.

É a primeira vez que um cientista português recebe este prémio. "É excelente ser apreciado pelo nosso trabalho. Além disso, é importante para a divulgação da matemática no nosso país. Só tenho pena que não tenha existido outro cientista português a recebê-lo", disse ao Expresso Nuno Crato, que recorda que o seu nome foi proposto pela European Mathematical Society: "Tinha ganho há alguns anos o prémio de melhor artigo de divulgação da matemática do ano, curiosamente numa série de três artigos publicados na revista do Expresso sobre criptografia."

A cerimónia destes prémios europeus de ciência realiza-se esta tarde em Bruxelas no Flagey Building, com a participação do Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação, Janez Potocnik e do ministro em exercício na presidência europeia, Mojka K. Molinar.

O júri europeu destacou a colaboração ininterrupta no jornal Expresso com artigos semanais desde 1996, a colaboração na Rádio Europa e em vários programas de televisão. Salientou também a contribuição do investigador português como Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática para a promoção de eventos de popularização da matemática entre os jovens. E ainda a publicação de vários livros de divulgação desta disciplina.

Ao descrever o seu estilo de divulgação, apelidada de 'Abordagem Crato', o júri destacou a "escrita fácil de ler, mas também informativa e cientificamente sólida".

Alguns dos laureados do passado são nomes como Bill Bryson e David Attenborough.



retirado do Jornal Expresso

Sem comentários: